Antes de mais quero agradecer os comentários que tenho recebido e as dicas que me têm dado. Thank you everyone.
Ah, e a partir de agora os textos vão ter um titulo mais descritivo, para ser mais fácil a pesquisa no blog.
Bem, vamos então ao que interessa. A consulta foi na segunda-feira (12 de Dezembro) e foram instaladas as bandas nos molares, inferiores e superiores. Não achei a instalação difícil, nem dolorosa. A doutora procurou as bandas que se adequavam aos meus dentes e depois colou-as com uma cola branca e espessa. Depois trocou os elásticos dos brackets (para este mês de Natal escolhi vermelho) e pronto, estava terminada a manutenção.
A adaptação às bandas não tem sido totalmente pacifica. Não tenho dores nos dentes, mas tenho as bochechas e a língua com feridas. As bandas têm uma saliência, de ambos os lados (percebem o que quero dizer?), que me magoa imenso. Acho que o meu melhor amigo este mês vai ser o silicone ortodontico!
Tive também um pequeno problema com os elásticos dos brackets. A doutora, por distracção, esqueceu-se de trocar dois deles e eu fiquei com elásticos de duas cores na boca. Não se notava muito, pois era nos dentes mais atrás, mas eu não gostava e, no dia seguinte, fui ao consultório para ela substituir aqueles dois elásticos esquecidos. Agora já são todos vermelhinhos.
Aqui ficam as fotos.
Ainda não são visíveis grandes diferenças em relação ao mês passado.
As bandas cá estão, ainda com muita cola visível, que irá saindo com as escovagens. Como vêem, elas tem aquelas pequenas saliências também do lado de dentro da boca, penso que irão servir para prender o expansor, que irei colocar no próximo mês.
Agora, queria mostrar-vos as escovas que costumo usar para ter uma boa higiene oral.
Já falei, num post inicial, de algumas delas, mas visto que acrescentei algumas ao meu "kit aparelho" decidi que era boa ideia mostra-vos.
Ao todo uso 4 tipos de escovas. Calma, não uso todas todos os dias, pois cada uma tem uma função.
A primeira, é a escova uni-tufo da Gum. É a minha mais recente aquisição. Comprei-a porque, por vezes, sentia que não estava a escovar bem os dentes junto às gengivas e em volta dos brackets, onde começava a acumular-se alguma placa bacteriana. Uso-a uma a duas vezes por semana.
A segunda é uma escova de dentes normalíssima. É a que uso em todas a lavagens, excepto antes de ir para a cama, onde uso a terceira escova que se vê na imagem. Esta escova é indicada para ortodoncia e, como já expliquei no tal post antigo, tem as cerdas laterais mais elevadas que as centrais, de modo a "encaixar" melhor nos brackets. Como disse utilizo-a na última lavagem do dia, que é sempre a mais profunda, e por vezes também de manhã.
Por fim, o escovilhão. É obrigatório depois do almoço e do jantar, para retirar todos os restos de comida que ficam presos entre os brackets. Se estiver em casa, utilizo-o sempre, seja qual for a refeição que tenha feito, se estiver na faculdade não, porque costumo fazer uma escovagem mais rápida, com uma escova normalíssima.
E pronto, é isto. Às vezes sinto que não consigo ter os dentes totalmente limpos, porque esta quantidade de arames na boca dificulta imenso a higiene oral, mas faço um grande esforço para que tudo fique os mais limpinho possível, de modo a evitar cáries (que aparecem com facilidade nos meus dentes) e problemas futuros. É grande o investimento que faço neste tipo de produtos, apesar de comprar sempre que possível os mais baratos, mas não me arrependo, pois a minha saúde orar está em primeiro lugar e de nada me vale ficar com os dentes direitos se no final do tratamento eles ficarem completamente estragados.