Olá a todos
Mais uma vez este post vem atrasado, muito atrasado mesmo.
Estou numa fase de grande entusiasmo devido aos resultados de 8 meses de aparelho. Em apenas 8 meses as diferenças já são bem notórias e o tratamento tem evoluído bastante bem. Não tem sido um processo extremamente doloroso, como eu sempre imaginei que ia ser, senti algum incomodo após algumas consultas de manutenção, mas nada de mais. Tenho conseguido alimentar-me normalmente, sem grandes restrições e dificuldades na mastigação. Cortei apenas nas bebidas gaseificadas, nas pipocas (porque não é fácil higienizar os dentes depois), nas pastilhas elásticas e, também evito (até porque não consigo) comer fruta (maçãs, pêssegos, etc.) à dentada. De resto, tudo normal.
Bem, vamos ao que interessa. Hoje quero falar-vos das extrações dos pré-molares superiores e das manutenções e mudanças que ocorreram posteriormente.
Na semana que antecedeu as extrações andei super nervosa, cheia de medo. A verdade era que não era necessário, correu tudo bem. Não tive dores, nem durante nem depois. Foram extraídos os dois no mesmo dia, apenas com uma anestesia em cada, foi rápido e nada complicado. Depois, tomei um analgésico, para prevenir as dores após passar o efeito da anestesia e pus gelo para evitar o inchaço. Não tive dores, não inchou, sarou bastante rápido (com a ajuda do Elugel). Como levei pontos, para que a cicatrização e higiene fossem facilitadas, na semana seguinte fui remove-los.
Logo no dia das extrações a doutora substituiu-me os elásticos "normais" por elásticos em cadeia, para os dentes começarem logo a recuar e a tapar os espaços. Mudou também o arco superior para um mais grosso e rectangular.
O pior deste mês foi mesmo o processo de cicatrização, que mesmo sendo fácil e pouco doloroso, exigiu alguns cuidados com a alimentação. Nada de alimentes duros e quentes nos primeiros dias e ir introduzindo alimentos mais sólidos aos poucos. Nem sempre foi fácil comer tudo o que queria. Quanto à limpeza esta também foi mais complicada. Comecei por comprar uma escova de criança, daquelas super macias e com uma cabeça pequena, para lavar os dentes e não magoar a área das extracções, continuei o uso do escovilhão e da fita dentária e acrescentei um elixir (só nos primeiros dias) com propriedades anti-sépticas e cicatrizantes. Passada uma semana voltei à rotina de higiene normal.
Infelizmente não tenho fotografias desta fase do tratamento.
Na manutenção de Abril foi feita a troca dos elásticos em cadeia da arcada superior. Na arcada inferior a doutora substituiu o arco por um mais grosso e colocou também elásticos em cadeia. Como sempre, as mudanças na arcada inferior foram um bocado mais dolorosas. Nada de insuportável, mas aquela pressãozinha perdurou por uma semana.
Mais uma vez não tenho fotos desta fase do tratamento. Mil desculpas.
Finalmente, a manutenção deste mês. Foi hoje.
Estou feliz com os resultados. A doutora também. Diz que o meu osso está a reagir super bem e que os buracos já estão bem mais pequenos. Óptimo.
Elogiou a minha higiene oral e disse que uma boca bem cuidada é meio caminho andado para o sucesso do tratamento.
Agora as fotos: