segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Agosto

Não existem grandes mudanças em comparação com Julho. Fiz uma pequena limpeza, para eliminar placa bacteriana e algumas manchas. Neste mês, a Dra voltou a colocar elásticos em cadeia nas duas arcadas, para que os dentes continuem a ser "puxados" para trás e pediu-me que começasse a usar, com calma, os elásticos intra-orais. No inicio achei bastante doloroso, pois não me doíam apenas os dentes, mas também os maxilares. Agora, já fazem parte do meu dia-a-dia e são apenas mais uma "peça" do aparelho, estou completamente adaptada e as dores desapareceram.
Como já expliquei no post anterior, terei de suspender a sua utilização, até a banda estar reparada. 
Setembro é o mês de aniversário do meu aparelho e, até agora e exceptuando este pequeno acidente, está tudo a correr muito bem. Estou feliz com os resultados.





Deixo-vos um video onde podem ver o que são elásticos intra-orais e a sua função. A Dra deu-me um saquinho cheio deles e eu todos os dias coloco uns novos, de manhã, após escovar bem os dentes. É suposto comermos sempre com eles colocados (para corrigir a mordida). Inicialmente não conseguia dormir com eles, pois as dores eram insuportáveis e não me deixavam descansar em condições, mas agora já consigo mantê-los na minha boca um dia inteiro, sem dores e sem desconforto. 


Pequeno contratempo

Estava tudo a correr bem, muito bem mesmo. Nunca tinha tido problemas com os metais, tudo no sítio, tudo em bom estado. Mas há um primeiro dia para tudo, né? E hoje, porque fui descuidada e comi batatas fritas de pacote, um pequeno acidente aconteceu.
O que se passou foi que a banda, presa ao molar, se partiu (aquela parte onde o elástico prende - tubo). Grande azar. Ela não se soltou completamente, porque está presa com o elástico, mas o arco começa a magoar-me na bochecha. Amanhã telefono para a dentista e tento marcar uma consulta de urgência, se não for preciso/possível espero até à próxima consulta de manutenção, que será em breve.
O pior de tudo isto é que tenho de parar o tratamento com os elásticos intra-orais, pois era na banda que eu o prendia.
Enfim, tudo se irá resolver. Para a próxima já sei que tenho de ter mais cuidado. Existem alimentos que são MESMO proibidos e batatas fritas fazem parte dessa lista.


domingo, 2 de setembro de 2012

Julho (muito atrasado!)






Manutenção de Julho. Em breve publicarei fotos e uma descrição mais detalhada da manutenção de Agosto. Agora, vou aproveitar as restantes semanas de férias que me restam e preparar-me para comemorar um ano de aparelho! Até breve.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mês de Junho

Olá a todos

Mais umas fotografias, mais uma manutenção, mais umas mudanças.
Desta vez a grande mudança é no canino superior direito, que já se moveu um bom bocado, de modo a centrar os dentes da arcada superior com os da inferior. Do lado esquerdo tudo na mesma, o espaço continua enorme, mas é preciso calma e paciência. Desesperar não é opção e pressa é coisa que anda longe da perfeição.

E, como a minha máquina fotográfica decidiu não ligar, mais uma vez, as fotografias foram tiradas com o telemóvel, daí a péssima qualidade com que ficaram.


 Aqui está o canino a movimentar-se à velocidade da luz. Num mês apenas já se moveu um grande bocado, provavelmente o suficiente para centrar a arcada superior.





quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ortho Kin, Elgydium, GUM e outras marcas especificas para ortodontia vs marcas brancas ou vendidas em supermercados

Olá a todos

Hoje este post não é sobre nenhuma consulta de manutenção, isso fica para a próxima semana, após a manutenção deste mês, dia 12. 
O que eu quero saber é se usam, para a vossa higiene oral diária, produtos especialmente desenvolvidos para ortodontia ou se acham que isso é uma grande treta e os produtos de marca branca, ou as marcas mais comuns (Colgate, AquaFresh, etc) fazem o mesmo efeito? 
Se usam produtos ortodonticos, quais as marcas que mais gostam? 


terça-feira, 15 de maio de 2012

Extracções, manutenções e um sorriso cada vez mais perfeito!

Olá a todos
Mais uma vez este post vem atrasado, muito atrasado mesmo.

Estou numa fase de grande entusiasmo devido aos resultados de 8 meses de aparelho. Em apenas 8 meses as diferenças já são bem notórias e o tratamento tem evoluído bastante bem. Não tem sido um processo extremamente doloroso, como eu sempre imaginei que ia ser, senti algum incomodo após algumas consultas de manutenção, mas nada de mais. Tenho conseguido alimentar-me normalmente, sem grandes restrições e dificuldades na mastigação. Cortei apenas nas bebidas gaseificadas, nas pipocas (porque não é fácil higienizar os dentes depois), nas pastilhas elásticas e, também evito (até porque não consigo) comer fruta (maçãs, pêssegos, etc.) à dentada. De resto, tudo normal.
Bem, vamos ao que interessa. Hoje quero falar-vos das extrações dos pré-molares superiores e das manutenções e mudanças que ocorreram posteriormente.

Na semana que antecedeu as extrações andei super nervosa, cheia de medo. A verdade era que não era necessário, correu tudo bem. Não tive dores, nem durante nem depois. Foram extraídos os dois no mesmo dia, apenas com uma anestesia em cada, foi rápido e nada complicado. Depois, tomei um analgésico, para prevenir as dores após passar o efeito da anestesia e pus gelo para evitar o inchaço. Não tive dores, não inchou, sarou bastante rápido (com a ajuda do Elugel). Como levei pontos, para que a cicatrização e higiene fossem facilitadas, na semana seguinte fui remove-los.
Logo no dia das extrações a doutora substituiu-me os elásticos "normais" por elásticos em cadeia, para os dentes começarem logo a recuar e a tapar os espaços. Mudou também o arco superior para um mais grosso e rectangular.
O pior deste mês foi mesmo o processo de cicatrização, que mesmo sendo fácil e pouco doloroso, exigiu alguns cuidados com a alimentação. Nada de alimentes duros e quentes nos primeiros dias e ir introduzindo alimentos mais sólidos aos poucos. Nem sempre foi fácil comer tudo o que queria. Quanto à limpeza esta também foi mais complicada. Comecei por comprar uma escova de criança, daquelas super macias e com uma cabeça pequena, para lavar os dentes e não magoar a área das extracções, continuei o uso do escovilhão e da fita dentária e acrescentei um elixir (só nos primeiros dias) com propriedades anti-sépticas e cicatrizantes. Passada uma semana voltei à rotina de higiene normal.
Infelizmente não tenho fotografias desta fase do tratamento.

Na manutenção de Abril foi feita a troca dos elásticos em cadeia da arcada superior. Na arcada inferior a doutora substituiu o arco por um mais grosso e colocou também elásticos em cadeia. Como sempre, as mudanças na arcada inferior foram um bocado mais dolorosas. Nada de insuportável, mas aquela pressãozinha perdurou por uma semana.
Mais uma vez não tenho fotos desta fase do tratamento. Mil desculpas.

Finalmente, a manutenção deste mês. Foi hoje.
Estou feliz com os resultados. A doutora também. Diz que o meu osso está a reagir super bem e que os buracos já estão bem mais pequenos. Óptimo.
Elogiou a minha higiene oral e disse que uma boca bem cuidada é meio caminho andado para o sucesso do tratamento.

Agora as fotos:






segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pequena actualização

Mais uma vez não cumpri a minha promessa e não actualizei o blog na semana passada. Bem, o que aconteceu (infelizmente não tirei foto) foi a mudança para um arco bastante mais forte e a remoção dos brackets dos dois pré-molares. Sim, sexta-feira, dia 30, foi dia das extrações. Disse adeus aos dois pré-molares superiores e dei inicio à fase de "tapar buracos" e empurrar os dentes para trás. Ainda não tenho fotos, visto que ainda estou em fase de reabilitação e mal consigo abrir a boca para comer, quanto mais para tirar fotografias.
Assim que me sentir melhor ponho aqui a foto e falo-vos das extrações.

Boa semana

quarta-feira, 21 de março de 2012

Mês de Fevereiro - muito atrasado!!!

Olá a todos
Antes de mais, peço desculpa pelo o atraso na actualização do blog. Muita coisa para fazer, aulas e poucas mudanças nos dentinhos são a justificação para este grande atraso.
Aqui fica a foto.


Poucas alterações em relação ao mês de Janeiro. Adaptação relativamente fácil à barra palatina (que serve para manter os molares no sitio) e zero de dores. O principal problema continuam a ser as feridas e aftas no interior da boca. São uma grande chatice. 
Em principio, ainda durante esta semana, irei publicar as fotos e relatos da manutenção deste mês (março). Vêm aí grandes alterações. 

Até breve

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Manutenção e coisas novas!

Olá a todos. Espero que tenham tido um excelente Natal e que tenham entrado em 2012 com o pé direito e os ferrinhos todos no lugar.
A actualização deste mês é quase em tempo real, visto que sai à pouco mais de uma hora do consultório da dentista.
Desta vez há novidades. O arco (superior e inferior) foi substituído, penso que por um mais grosso e mais resistente, para que seja exercida mais força nos meus dentes, fazendo com que os meus incisivos deixem de estar "um por cima do outro", finalmente.
A grande novidade é o arco no céu da boca (não sei o nome técnico disto). É um arco que está preso a dois molares (atravessando o céu da boca) e que me magoa imenso. Não sei bem qual é a sua função, porque nem me lembrei de perguntar à dentista, talvez seja o expansor de que ela falava, mas as imagens que vi de expansores, nas minhas pesquisas pela internet, não se assemelham nada a isto.

Uma coisa que tenho de começar a fazer: Colocar todas as perguntas e esclarecer todas as minhas dúvidas com a Dra. Normalmente, como estou sempre cheia de pressa, esqueço-me de todas as perguntas que quero fazer e depois venho cheia de dúvidas para casa.
Eu confio nela e até acho que está afazer um bom trabalho, pois as mudanças são visíveis, mas sinto que, por vezes, não explica de forma clara aquilo que está a acontecer, deixando-me sem saber em que fase do tratamento estou, o que já foi feito e o que ainda falta fazer. Serei demasiado exigente por querer saber estes pormenores?

Bem, vamos então passar às fotos deste mês. Não sei se notarão muitas mudanças, pois as fotos foram tiradas hoje, logo após a manutenção e ainda não houve tempo para grandes alterações.



  Aqui está (numa foto muito pouco nítida) o arco que falei. É extremamente incomodativo e, para além de magoar o palato, magoa também a língua. Se souberem qual a função deste arco digam.

A próxima consulta será em Fevereiro, dia 13. Até lá, espero adaptar-me com facilidade a todas estas novidades.
Beijinhos