quarta-feira, 12 de outubro de 2011

7

Olá a todos.
Dia 10 de Outubro foi dia da 1ª consulta de manutenção e da instalação dos brackets e arame da arcada inferior.
A montagem correu bem, não custou nada e até achei que foi mais rápida que a da ultima vez. O pior estão ser estes dias. Muitas dores, sinto imensa pressão nos dentes e tenho o interior da boca todo ferido. Também   senti algumas dificuldades em encaixar os dentes correctamente, pois os dentes de cima batem nos brackets da arcada inferior e isso faz-me alguma impressão.
Ontem (segundo dia após a consulta) tive de tomar um comprimido (Benuron) para aliviar as dores, que estavam mesmo a ser insuportáveis, não por serem fortes, mas por serem persistentes. O silicone ortodontico e o Elugel têm sido os meus melhores amigos para proteger o interior da minha boca.
Em comparação com o mês anterior este está a ser muito mais difícil. Sinceramente não estava à espera disto, não esperava ter tantas dores já no segundo mês e com algo tão simples como a simples instalação dos brackets. Se é assim agora não quero imaginar quando puser as bandas nos molares e o expansor palatino.
Apesar de tudo estou contente, os progressos já são notórios. Em apenas um mês os dois incisivos superiores já se moveram, noto que já não tenho tanta dificuldade em passar a fita dentária e vejo já um pequeno espaço entre eles.
São estas pequenas coisas que me dão alento para continuar.

Agora a foto:


Bem, continuo com um problema com a definição das fotos. Sorry.
Este mês decidi por elásticos cinza, para não se notarem tanto. Na foto não é perceptível o tal espaço que já consigo ver entre os incisivos (é minúsculo). Como podem ver a arcada inferior tem menos problemas que a superior, apenas os caninos estão numa posição esquisita.

E pronto, por hoje é só isto.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

6

Como sabem a higiene dos nossos dentes, quando somos portadores de aparelho, é muito importante. É ela que vai fazer a diferença entre uns dentes direitos e bonitos e uns dentes direitos mas manchados e estragados.
Decidi fazer este post para vos falar da minha rotina de higiene oral e dos produtos que costumo usar.
Cá vai:

Desde que uso aparelho tento lavar os dentes sempre que faço uma refeição, porque para além de ser absolutamente incomodativo ficarmos com restos de comida presos no aparelho, a lavagem após as refeições diminui muito o risco de sofrermos de problemas (cáries, placa bacteriana, tártaro, manchas, problemas nas gengivas etc).
Mesmo quando fazemos refeições fora de casa, jantar fora por exemplo, não devemos ficar sem lavar os dentes. Eu, como almoço sempre na faculdade, trago sempre comigo um "kit de limpeza". Não é preciso muita coisa, o essencial basta.

Isto é o que anda sempre comigo:


- Escova de viagem: Esta foi comprada na Sephora, mas podem encontrar uma do género noutras perfumarias, farmácias e mesmo em alguns supermercados. Claro que podem ter uma normalíssima, a vantagem desta é ser compacta e fácil de transportar, mas não precisa de ser nada de especial, até porque convém troca-la todos os meses, ou no máximo de dois em dois.

- Escovilhão: Estes comprei no Continente. A caixa trás 5, logo dá aproximadamente para 5 meses. Estes são muito bons para trazer connosco, pois trazem uma tampinha que impede que se estraguem e sujem.  Não o uso sempre que lavo os dentes fora de casa, apenas quando algum resto de comida mais chato teima em não sair com a escovagem básica.

- Pastas de dentes: Também não são de nenhuma marca especifica. Tento sempre comprar embalagens práticas de transportar (não muito grandes). Aquelas da Colgate têm um tamanho óptimo e vendem-se em supermercados em embalagens de 3.

- Fita dentária: Também não utilizo sempre, só mesmo quando preciso. Também não precisa de ser de marca xpto, a que tenho é do Pingo Doce e, honestamente, é a melhor que tive até hoje.

Confesso que no inicio tinha alguma vergonha de entrar numa casa de banho pública e começar a lavar os dentes. Agora já me habituei, já não me inibo de "sacar" do meu kit e por os dentes a brilhar, onde quer que esteja.
Não é preciso estarmos ali a lavar tudo exaustivamente, uma escovagem rápida, que remova todos os restos de alimentos chega perfeitamente. A lavagem a sério faz-se em casa. Vou agora explicar como faço a minha.


Depois do pequeno-almoço escovo sempre os dentes com a pasta da Elgydium e uma escova própria para ortodontia (não está na imagem, pois foi comprada depois de tirar a foto). Comprei da marca Vitis, mas existem muitas outras, muito fáceis de encontrar em farmácias. Depois de escovar todos os dentes muito bem passo ao escovilhão, para limpar entre os dentes e junto aos brackets. O meu é da Elgydium, é o fino e trás 4 recargas. Acho que quando acabar estas recargas vou comprar um destes, parece-me ser mais prático.
Como não tenho muito tempo (nem paciência) de manhã não utilizo fita dentária e nem sempre uso o colutório.

Depois do lanche e do jantar, faço uma escovagem idêntica à do pequeno-almoço. Não utilizo a pasta Elgydium nem a escova ortodontica, mas sim a pasta e escova normal. Se houver necessidade (há quase sempre) uso também o escovilhão.

A escovagem que considero mais importante é antes de ir para a cama. Aí uso o meu "kit aparelho" completo, não pode faltar nada.
A escova é a ortodontica, a pasta a da Elgydium. Escovo os dentes, primeiro em movimentos mais rápidos e depois um a um, tendo particular atenção junto às gengivas. A escova ortodontica é óptima, pois adapta-se ao aparelho, por ter as cerdas centrais mais curtas que as laterais (não sei se estou a conseguir explicar bem lol), facilitando assim a limpeza da parte superior do dente, junto à gengiva e brackets.
Depois uso o escovilhão. Lavo entre todos os dentes e junto aos brackts, para não deixar acumular placa bacteriana. A seguir é a vez da fita dentária. Esta parte é uma aventura, pois não uso "passa-fio", logo é um processo muito demorado. Confesso que é a parte que mais me custa, nem sempre consigo passar entre todos os dentes, porque ainda estão tortos. É um trabalho de muita paciência, que por vezes me apetece excluir da rotina, mas tem mesmo de ser, é mesmo muito importante.
No fim de tudo isto é a vez do colutório entrar em cena. O meu é da Elgydium, tem um óptimo sabor a mentol e deixa a boca fresquinha. É aconselhado a portadores de aparelho ortodontico.

Na imagem podem ver mais três produtos que fazem parte do "kit aparelho":
Elugel: Uso quando tenho feridas na boca ou quando sinto as gengivas sensíveis (não sei porque me acontece). Tem propriedades desinfectantes e cicatrizantes e, na minha opinião, funciona mesmo muito bem, para além de ter um sabor mesmo bom lol.
Bexitent Aft: É parecido com o Elugel, mas não o acho tão bom. Além disso é mais caro e a embalagem é muito pequena.
Cera/silicone ortodontico: Ainda não precisei muito dele. Uso quando os brackets me magoam. Faço umas bolinhas que colo por cima deles e fica tudo protegido.

E pronto isto é a minha rotina de higiene dentária. Espero que tenha sido esclarecedor.
E vocês, que produtos utilizam e como é a vossa rotina?

domingo, 2 de outubro de 2011

5

Cáries. Descobri que tenho cáries, em pelo menos três dentes. Era imposivel vê-las antes, devido ao apinhamento de toda a arcada superior, mas agora que os dentes já se moveram um pouco (sim, em apenas 3 semanas), é possível vê-las. São pequenas ainda, nada de especial, penso eu, mas estou ansiosa pela próxima consulta para poder mostra-las à dentista e saber se é possível tratar delas com o aparelho montado.
Não acho estranho te-las. Não por ter tido uma higiene oral descuidada (que nisso sempre fui relativamente cuidadosa), mas por durante aproximadamente 8 anos ter tido os dentes tão tortos que a sua limpeza era uma tarefa complicada. Só agora consigo passar a fita dentária em todo o lado (ainda com alguma dificuldade) e limpar os intervalos dos dentes com maior profundidade. Como é óbvio, ter os dentes demasiado juntos e ainda por cima tortos, faz com que tudo o que é porcaria (placa bacteriana, restos de alimentos) fique lá agarrado e seja de difícil remoção.
A próxima consulta é já dia 10 de Outubro. Espero sair de lá, não só com o resto do aparelho montado, mas também com uma solução para este pequeno imprevisto. É que cáries nos dentes é algo que não quero ter!