quarta-feira, 5 de outubro de 2011

6

Como sabem a higiene dos nossos dentes, quando somos portadores de aparelho, é muito importante. É ela que vai fazer a diferença entre uns dentes direitos e bonitos e uns dentes direitos mas manchados e estragados.
Decidi fazer este post para vos falar da minha rotina de higiene oral e dos produtos que costumo usar.
Cá vai:

Desde que uso aparelho tento lavar os dentes sempre que faço uma refeição, porque para além de ser absolutamente incomodativo ficarmos com restos de comida presos no aparelho, a lavagem após as refeições diminui muito o risco de sofrermos de problemas (cáries, placa bacteriana, tártaro, manchas, problemas nas gengivas etc).
Mesmo quando fazemos refeições fora de casa, jantar fora por exemplo, não devemos ficar sem lavar os dentes. Eu, como almoço sempre na faculdade, trago sempre comigo um "kit de limpeza". Não é preciso muita coisa, o essencial basta.

Isto é o que anda sempre comigo:


- Escova de viagem: Esta foi comprada na Sephora, mas podem encontrar uma do género noutras perfumarias, farmácias e mesmo em alguns supermercados. Claro que podem ter uma normalíssima, a vantagem desta é ser compacta e fácil de transportar, mas não precisa de ser nada de especial, até porque convém troca-la todos os meses, ou no máximo de dois em dois.

- Escovilhão: Estes comprei no Continente. A caixa trás 5, logo dá aproximadamente para 5 meses. Estes são muito bons para trazer connosco, pois trazem uma tampinha que impede que se estraguem e sujem.  Não o uso sempre que lavo os dentes fora de casa, apenas quando algum resto de comida mais chato teima em não sair com a escovagem básica.

- Pastas de dentes: Também não são de nenhuma marca especifica. Tento sempre comprar embalagens práticas de transportar (não muito grandes). Aquelas da Colgate têm um tamanho óptimo e vendem-se em supermercados em embalagens de 3.

- Fita dentária: Também não utilizo sempre, só mesmo quando preciso. Também não precisa de ser de marca xpto, a que tenho é do Pingo Doce e, honestamente, é a melhor que tive até hoje.

Confesso que no inicio tinha alguma vergonha de entrar numa casa de banho pública e começar a lavar os dentes. Agora já me habituei, já não me inibo de "sacar" do meu kit e por os dentes a brilhar, onde quer que esteja.
Não é preciso estarmos ali a lavar tudo exaustivamente, uma escovagem rápida, que remova todos os restos de alimentos chega perfeitamente. A lavagem a sério faz-se em casa. Vou agora explicar como faço a minha.


Depois do pequeno-almoço escovo sempre os dentes com a pasta da Elgydium e uma escova própria para ortodontia (não está na imagem, pois foi comprada depois de tirar a foto). Comprei da marca Vitis, mas existem muitas outras, muito fáceis de encontrar em farmácias. Depois de escovar todos os dentes muito bem passo ao escovilhão, para limpar entre os dentes e junto aos brackets. O meu é da Elgydium, é o fino e trás 4 recargas. Acho que quando acabar estas recargas vou comprar um destes, parece-me ser mais prático.
Como não tenho muito tempo (nem paciência) de manhã não utilizo fita dentária e nem sempre uso o colutório.

Depois do lanche e do jantar, faço uma escovagem idêntica à do pequeno-almoço. Não utilizo a pasta Elgydium nem a escova ortodontica, mas sim a pasta e escova normal. Se houver necessidade (há quase sempre) uso também o escovilhão.

A escovagem que considero mais importante é antes de ir para a cama. Aí uso o meu "kit aparelho" completo, não pode faltar nada.
A escova é a ortodontica, a pasta a da Elgydium. Escovo os dentes, primeiro em movimentos mais rápidos e depois um a um, tendo particular atenção junto às gengivas. A escova ortodontica é óptima, pois adapta-se ao aparelho, por ter as cerdas centrais mais curtas que as laterais (não sei se estou a conseguir explicar bem lol), facilitando assim a limpeza da parte superior do dente, junto à gengiva e brackets.
Depois uso o escovilhão. Lavo entre todos os dentes e junto aos brackts, para não deixar acumular placa bacteriana. A seguir é a vez da fita dentária. Esta parte é uma aventura, pois não uso "passa-fio", logo é um processo muito demorado. Confesso que é a parte que mais me custa, nem sempre consigo passar entre todos os dentes, porque ainda estão tortos. É um trabalho de muita paciência, que por vezes me apetece excluir da rotina, mas tem mesmo de ser, é mesmo muito importante.
No fim de tudo isto é a vez do colutório entrar em cena. O meu é da Elgydium, tem um óptimo sabor a mentol e deixa a boca fresquinha. É aconselhado a portadores de aparelho ortodontico.

Na imagem podem ver mais três produtos que fazem parte do "kit aparelho":
Elugel: Uso quando tenho feridas na boca ou quando sinto as gengivas sensíveis (não sei porque me acontece). Tem propriedades desinfectantes e cicatrizantes e, na minha opinião, funciona mesmo muito bem, para além de ter um sabor mesmo bom lol.
Bexitent Aft: É parecido com o Elugel, mas não o acho tão bom. Além disso é mais caro e a embalagem é muito pequena.
Cera/silicone ortodontico: Ainda não precisei muito dele. Uso quando os brackets me magoam. Faço umas bolinhas que colo por cima deles e fica tudo protegido.

E pronto isto é a minha rotina de higiene dentária. Espero que tenha sido esclarecedor.
E vocês, que produtos utilizam e como é a vossa rotina?

Sem comentários:

Enviar um comentário