quinta-feira, 22 de setembro de 2011

1

Olá a todos.
Este espaço foi criado com o intuito de partilhar a minha busca por um sorriso mais perfeito, ou seja, acompanhar a minha vida com aparelho dentário fixo.

Os meus dentes incisivos superiores, após a queda dos dentes de leite, já nasceram tortos. Inicialmente o apinhamento não era muito acentuado mas, à medida que toda a dentição de leite foi caindo, o caso começou a tornar-se mais complicado.
Apesar de esteticamente nunca me ter sentido muito bem com os dentes assim, nunca tive muita vontade de por aparelho. Tinha medo, sempre ouvi dizer horrores sobre este "bicho" e sempre achei que ter os dentes tortos não me impediria de viver uma vida perfeitamente normal.
Com 19 anos começaram a nascer-me os primeiros dentes do siso (inferior esquerdo e superior direito). Como devem calcular isto foi a gota de água, para uma boca pequena e sem espaço, já com elevado apinhamento na arcada superior. Não só comecei a sentir-me constrangida com o aspecto da minha boca, como os dentes me começaram a doer e a sentir uma pressão insuportável no maxilar.
Ganhei coragem, depois de muuuito tempo, e fui procurar a ajuda de um ortodontista.
O diagnóstico foi o esperado. Usar aparelho dentário fixo era a única solução e era urgente! O caso tinha tudo para piorar à velocidade da luz.
Depois de todos os exames necessários realizados, dos moldes e estudo feitos, chegou o dia (19 de Setembro de 2011) de instalar o aparelho.
Foram apenas montados os brackets na arcada superior e o respectivo arame (não sei se estou a explicar bem lol). Falta ainda o expansor palatino (meeedo), o aparelho inferior e a extracção dos quatro dentes do siso (e talvez mais 2 da arcada superior).

Foi há 4 dias que tudo começou e, até agora, está tudo a correr dentro da normalidade. As dores são suportáveis (por enquanto) e já quase consigo comer alimentos mais sólidos.
A higiene tem sido a minha maior dificuldade e preocupação, pois de nada me vale ter uns dentes direitos mas completamente estragados e manchados.

O processo vai ser longo, mas estou ansiosa pelo resultado final. Tudo o que mais quero é ter os dentes todos direitinhos e poder sorrir sem problemas!

1 comentário:

  1. Olá

    Recebi seu comentário no meu blog e vou seguir o seu para ir acompanhando o processo, que é diferente de pessoa para pessoa de acordo com o caso de cada um, o que é interessante.

    Não pus o aparelho antes não era só por causa do receio de causar um impacto ainda pior na estética, mas porque na ocasião eu não podia custear. Porém, é claro que todo mundo sente um pouco de medo de sentir dor e tudo mais daí acaba empurrando com a barriga.

    Agora é só não faltar às consultas e ir descrevendo as experiências. ^^

    ResponderEliminar