Neste post vou falar-vos dos cuidados que devemos ter com a alimentação quando usamos aparelho ortôdontico.
Ter um sorriso metálico não é sinónimo de passar fome ou emagrecer 10kg por semana, mas a verdade é que é necessário ter alguns cuidados com a alimentação, não só porque comer torna-se uma tarefa, por vezes, complicada mas também porque alguns alimentos podem danificar o aparelho ou os dentes.
Alimentos que não devemos comer:
Frutos secos e pipocas. Alimentos muito duros devem evitar-se ao máximo, pois podem danificar o aparelho.
Pastilhas elásticas, gomas e caramelos. Devido a sua textura, normalmente pegajosa, são propícios a ficar colados aos brackets, dificultando assim a higiene da boca.
Bebidas gaseificadas (coca-cola e refrigerantes com gás). É também boa ideia reduzir ao máximo este tipo de bebidas, devido ao gás e à alta concentração de açucares, podem ser bastante prejudiciais para os nossos dentes, causando cáries e desgaste no esmalte.
Torradas. Este é o alimento que mais me custa abolir da minha alimentação. Adoro pãozinho torrado, mas este pode ser perigoso para o meu querido aparelho, correndo o risco de o danificar.
Frutas demasiado fibrosas. São exemplo a Manga e o Ananás. Comer este tipo de frutas pode dificultar bastante a higiene dos nossos dentes, pois é comum as fibras ficarem presas em tudo quanto é sitio (dentes, brackets, arame etc).
Comer frutas demasiado rijas à dentada está totalmente proibido. Danificar o aparelho é um dado adquirido! Em alternativa tirem a casca e partam em pedaços pequenos de modo a ser mais fácil mastigar. Lembrem-se que a fruta é extremamente importante para a nossa saúde e não devemos abuli-la da nossa dieta só porque usamos aparelho, apenas temos de ter alguns cuidados quando a ingerimos. Uma óptima alternativa é a fruta cozida ou derretida.
Nos primeiros dias, depois de instalar o aparelho, ou depois das consultas de manutenção, comer pode tornar-se uma tarefa complicada. Os dentes estão mais sensíveis e, por vezes, doridos, alguns alimentos, como carne, pão ou frutas inteiras são, por isso, difíceis de mastigar.
Eu, ao longo desta semana (a 1º com "caminhos de ferro"), tenho evitado alguns alimentos. As torradas de pão caseiro, que adoro, foram substituídas por (pouco) torradas de pão de forma (tipo Bimbo), a carne é sempre picada e as frutas sempre derretidas.
Tenho comido bastantes papas para bebe (Nestum, Cerelac) para não perder peso, pois tenho algumas dificuldades em arranjar substitutos para os meus lanches (meio da manhã e tarde), onde normalmente costumava comer pão, bolachas e barras de cereais. Penso que agora já consigo voltar a mastigar pão, apesar de ter de o partir aos bocados para por na boca, pois ainda não consigo trincar (os meus dentes incisivos ainda estão doridos), irei também tentar comer fruta sem ser cozida ou derretida.
Neste momento a minha maior preocupação são os almoços e lanches na faculdade. Normalmente comia uma sandes (quando o tempo é mais escasso), coisa que por enquanto me parece complicada. Irei tentar ir mais vezes ao refeitório, porque arroz, massas e sopa, são alimentos que consigo comer sem dificuldades e são presença assídua nos menus do refeitório. Para os lanches estou a pensar levar comigo iogurtes ou daquelas embalagens de frutas derretidas para bebe. Pão de leite e croissants são também opções viáveis, porque não são tão duros como o pão.
O maior obstáculo que encontro até agora é a minha intolerância à lactose. Apesar de comer alimentos com leite na sua composição, tenho de ter cuidado e não abusar. Os iogurtes como de soja, para compensar a ingestão de papas com lactose.
Vamos lá ver como as coisas vão continuar a correr. Até agora está tudo dentro da normalidade e viver com aparelho não tem sido uma experiência traumática. A ver vamos...
E vocês, o que costumam comer? Alteraram muito os vossos hábitos alimentares?
Sem comentários:
Enviar um comentário